A palestra aconteceu no SESC de Nova Iguaçu no dia 12/09/2008 e trago alguns tópicos da mesma:
_Toda Educação é ambiental;
_A EA é uma forma de reagir a esta crise sem adotar posturas catastróficas ou conformistas;
_O Meio Ambiente é um conjunto de fatores biológicos e abióticos de um habitat, tudo o que me circunda, inclusive eu mesmo;
_Deve ser entendido de forma complexa englobando diversas dimensões: política, eco9nômica, social, cultural etc.;
_A Educação se confunde com a vida, é a possibilidade de ver a própria vida, os outros e a nós mesmos de uma forma mais consciente, aprofundada e crítica;
Meu primeiro MA sou eu mesmo;
_A EA é o processo crítico transformador capaz de promover no indivíduo um profundo questionamento sobre a realidade ambiental do qual faz parte, levando-o a assumir uma nova mentalidade ecológica;
_A lei 9795/99 é definida como um componente essencial e permanente da Educação nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não formal;
_Ela deve ser compreendida fundamentalmente como uma "Educação Política",uma vez que reivindica e prepara os cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional e planetária;
_Fala-se hoje em "Alfabetização Ecológica";
_O futuro da humanidade depende da alfabetização ecológica dos seres humanos e da nossa capacidade de conviver com os princípios da Ecologia;
_Capra(Fritjof)resume a ecoalfabetização como o entendimento dos sistemas que sustentam a teia da vida. "E a vida não se mantém nestes mais de três bilhões de anos através do combate, mas cooperação."
_Fala-se também na Ecopedagogia. É a pedagogia da Terra. E a pedagogia para a promoção da aprendizagem do "sentido das coisas a partir da vida cotidiana" (Gadotti);
_O francês Edgar Morin elaborou os 7 saberes necessários a uma educação do futuro:
1)Cegueiras paradigmáticas,
2)Conhecimento permanente,
3)Ensino da condição humana,
4)ensino das incertezas,
5)Identidade da Terra,
6)Ensino da compreensão humana e
7)Ética do gênero humano;
_Para saber os valores de alguém basta perguntar-lhe o que não faria por dinheiro algum.
_Processo de EA:
1)Promove questionamento e
2)Promove mudanças.
_ Há a EA formal (dentro de instituições), não formal (de fora para dentro) e informal (popular e temporário).
_Ações da EA no âmbito formal:
1)PPP (Projeto político-pedagógico nas escolas envolvendo a questão ambiental);
2)Projetos interdisciplinares;
3)REalização de atividades variadas relacionadas aos desafios socioambientais na área da escola;
4)Pormoção de cursos de formação e aperfeiçoamento para sensibilizar professores e alunos;
5)Palestras;
6)Visitas guiadas (a resevas florestais, lixões, etc.);
7)Oficionas de teatro, jogos...
8)Jogos e dinâmicas que utilizem gravuras, propagandas, jornais...
9)Concurso de músicas de cunho ambiental;
10)Promoção da Semana do Meio Ambiente não necessariamente em junho;
11)Atividades como poesia, canto...
12)Horta (sair do lugar-comum de apenas fazer uma horta na escola, mas acompanhar essa horta emtodas as suas fases de maneira planejada);
13)elaboração de textos e cartazes;
14)Exposição de videos, fotos...
15)Concurso para a solução de problemas ambientais.
_O desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras;
_Retomar a Agenda 21 (elaborada durante a Rio 92);
_Lembrar que tudo à nossa volta tem um custo ambiental, até mesmo quando resolvemos comprar um lápis ou mudar de celular;
_Almejamos a construção de um mundo sustentável:
respeito a cada ser vivo,
melhoria da qualidade de vida,
respeito à diversidade,
respeito aos limites do Planeta,
modificar atitudes e práticas negativas.
_A Teoria de Gaia diz que a Terra é um ser vivo e por isso imprevisível;
_Um mundo sustentável é possível desenvolvendo um processo civilizatório ético.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário